Sobre Nós

O Observatório ABC, lançado no dia 14/05/13, é uma iniciativa voltada a engajar a sociedade no debate sobre a agricultura de baixo carbono. Coordenado pelo Centro de Estudo de Agronegócios da Fundação Getulio Vargas (GVAgro) e desenvolvido em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (GVces), tem como foco a implementação do Plano Agricultura de Baixo Carbono (ABC), o qual é composto por um conjunto de ações voltadas a reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) na produção agropecuária, com metas estabelecidas até 2020 e parte da Política Nacional de Mudanças Climáticas e dos compromissos assumidos pelo Brasil na 15ª Conferência das Partes (COP-15), da Convenção do Clima.

Além de desenvolver estudos e promover discussões, especialmente sobre os esforços de diferentes setores da sociedade brasileira na transição para uma agricultura de baixo carbono, o Observatório ABC conta com uma plataforma digital, que é a principal ferramenta de comunicação da iniciativa, voltada a mobilizar o público por meio da produção e troca de dados e informações, estimulando, assim, a transparência e facilitando o acesso a esse tema.

Coordenação

Roberto Rodrigues
Coordenador do Centro de Agronegócio da FGV (GVAgro) e Embaixador Especial da FAO para o Ano Internacional do Cooperativismo. Foi secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, de 1963 a 1966, e ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de 2003 a 2006.

Equipe 

Ângelo Costa Gurgel
Coordenador do Mestrado Profissional em Agronegócio do GVAgro e pesquisador do CNPq, desenvolvendo trabalhos científicos e técnicos em economia do agronegócio, política comercial, política climática, modelagem econômica, biocombustíveis e mudanças no uso da terra.

Cecília Fagan Costa
Gerente do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (GVAgro). Trabalhou no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e foi assessora executiva da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e produtora do Programa Painel Rural do Canal Rural.

Eduardo Delgado Assad
Pesquisador da Embrapa desde 1987, coordena projetos na área de mudanças climáticas e seus impactos na agricultura. É professor do GVAgro, membro do comitê científico do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e, em 2011, foi secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente. Atualmente, é coordenador da sub-rede Clima e Agricultura da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima), do Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação.

Felippe Cauê Serigati
Professor de macroeconomia no MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio da FGV e pesquisador do GVAgro. Foi pesquisador do Núcleo de Economia Agrícola (NEA) do Instituto de Economia da Unicamp e atuou como assessor econômico na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Fernanda Rocha
Pesquisadora de finanças sustentáveis do  GVces. Trabalhou como analista de crédito no mercado financeiro e desenvolveu iniciativas de sustentabilidade para o Projeto Oi São Paulo da operadora Oi. Participou de atividades voluntárias na ONG Wild at Heart na África do Sul e na Make a Wish Brasil.

Guarany Ipê do Sol Osório
Coordenador do programa de Política e Economia Ambiental do GVces, que tem como foco de atuação a regulamentação de políticas climáticas nos níveis internacional, nacional e subnacional. Atuou no terceiro setor, na estruturação de franquias sociais e participou do processo de elaboração de políticas públicas subnacionais sobre mudança do clima.

Mario Monzoni
Coordenador do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (GVces), responsável pelas atividades de pesquisa, capacitação e comunicação, nas áreas de finanças sustentáveis, empreendedorismo e consumo sustentável, mudanças climáticas, educação para a sustentabilidade e sustentabilidade e inovação.

Sérvio Túlio Prado Júnior
Professor do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da FGV-EAESP na área de Estratégia de Negócios e pesquisador de temas relativos à estratégia de negócios em private equity no Brasil.

Susian Martins
Pesquisadora do Programa de Política e Economia Ambiental do GVces, tem participado em projetos científicos e técnicos sobre os efeitos das mudanças climáticas na agricultura e estudos relacionados às políticas públicas de incentivo às boas práticas agropecuárias. É membro do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Atuou como docente na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e no Instituto de Biologia da Unicamp.